Em sessão solene nesta quarta-feira, 15, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins redeu homenagem póstuma ao ex-governador de Goiás, Henrique Santillo. A proposta partiu do deputado Wanderlei Barbosa (SD), que também é autor de projeto que denomina trecho da TO-050 de Rodovia Governador Henrique Santillo, cuja sanção ocorreu no final de 2016, pelo governador Marcelo Miranda (PMDB).

Para Wanderlei, o apoio do então governador de Goiás Henrique Santillo teve importância decisiva para a emancipação do Tocantins. “Acho necessário  reconhecer a participação de todos aqueles que, ao longo de décadas, ajudaram na luta pela criação do Estado do Tocantins. E é por  por isso que  fazemos essa homenagem a Henrique Santillo, reconhecidamente  uma das grandes personalidades  desse processo histórico ”, destacou Barbosa.

Ainda em seu discurso, o deputado cobrou a recuperação do Palacinho, antiga sede do Governo do Tocantins, e defendeu a colocação de uma foto do ex-governador Santillo entre os nomes que lutaram pela emancipação do Estado.

Já o governador Marcelo Miranda afirmou que Santillo foi visionário ao dá as condições para a criação do Tocantins. O governador, ao citar diversos personagens da luta pela divisão de Goiás, lembrou inclusive da importância do então deputado federal e ex-governador Siqueira Campos, que para ele,  teve fundamental importância em todo o processo. (Elpídio Lopes)